Tarsila do Amaral foi uma importante pintora e desenhista brasileira nascida em 1 de Setembro de 1886. Tarsila, em conjunto com vários outros artistas, inaugurou e participou ativamente do movimento modernista, que, como o próprio nome sugere, é um movimento que tentava quebrar com os estilos já existentes e criar algo totalmente inovador. O início deste movimento aqui no Brasil é marcado pela semana da arte moderna de 1922, ocorrida em São Paulo. Nesta semana, vários artistas - desde pintores até poetas - expuseram seus trabalhos, impressionando quem o prestigiou.
Tarsila começou a aprender pintura em 1917 e, em 1928, lança seu grande sucesso, o quadro Abaporu, tão famoso, que é difícil alguém dizer que não o conhece. Esta foi a pintura mais cara vendida no Brasil, alcançando por volta de U$1.500.000,00. Olha ele aí:
Além do Abaporu, o quadro Operários (1933) é frequentemente visto em livros. Ele representa a crescente classe operária no Brasil que, até então, costumava ser visto como um país agrícola e agroexportador. Ela também mostra a diversidade étnica brasileira.
Outro ainda mais popular é A negra (1923). Nesta obra, Tarsila representa uma figura que fez parte da sua vida: seu pai era um grande fazendeiro e como tal, era comum que sua filha tivesse uma ama de leite, ou seja, uma babá filha de escravos.
Você pode conhecer outras obras da Tarsila por este link: História das obras ou acessar o site oficial da Tarsila: Tarsila - Site oficial.
Esta foto abaixo é uma camisa customizada que a Lascivo faz, uma releitura da obra Abaporu:
Gostou? Deixe seu comentário! Estaremos sempre postando algo novo sobre Arte e outros temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário